Alice Corrêa Santana: É graduada em Fisioterapia, com especialização em Saúde Pública, Saúde Ocupacional e Ergonomia. Resolveu colaborar espontaneamente com o imagensefatos, para levar um pouco de sua experiência e conhecimento para as pessoas interessadas. Publicaremos de forma sistemática os seus textos deveras esclarecedores e importantes - bem-vinda seja Alice, obrigado por partilhar de sua amizade pessoal.

 

 

 

 

 

A doce Alice, encantou o beija-flor, que pousou na sua mão, caso raro na natureza. Alice conseguiu, na janela de sua residência, parabéns pelo feito...


ACUPUNTURA

Desculpem-nos a demora para retornar a este site, que tanto gosto ...
Acupuntura, é uma prática advinda da medicina chinesa, com inserção de agulhas muito finas, na pele, em pontos pré-determinados e específicos da técnica.O estímulo através desses pontos, equilibra o movimento de energia do corpo, procurando manter a boa saúde e o bem estar.Baseada em princípios como a filosofia do TAO ( caminho da vida), que defende a moderação, viver em harmonia com a natureza e procurar o equilíbrio. A idéia de harmonia e equilíbrio, é também base do Yin e Yang.A crença de que cada pessoa é governada por forças opostas mas complementares, do Yin e do Yang,é central no pensamento chinês, porque se acredita que afetam todo o Universo, inclusive a nós.Tradicionalmente, o Yin, é escuro,frio, passivo, feminino, e negativo; o Yang é luz,quente,ativo, masculino e positivo.O Yin e o Yang, são opostos que constituem um todo. Um não vive sem outro. Quando acontece a exacerbação de um dos pontos, surgem as doenças e os desconfortos. Às vezes, indisposições passageiras, como cefaléias, enjôos, insônia, palpitações, excesso de calor e ou frio, são sinais de desequilíbrio entre o Yin e Yang È necessário corrigir. Fiquem atentos. Procure um profissional competente, para proceder o seu tratamento com Acupuntura.

Alice Correa Santana


OPÇÃO INTELIGENTE

Hábitos de vida saudáveis, proporcionam maior capacidade de o corpo recuperar-se.
Cuidados com a alimentação, higiene do trato respiratório, atividade física regular com exercícios adequados, e hidratação do corpo, são fatores preponderantes, para o indivíduo buscar com maior satisfação, a cultura e o lazer, após cumpridas as necessidades da vida diária. Pense nisso!

Alice Correa Santana


RESPIRADOR BUCAL É UMA DOENÇA

3000 Anos A.C, os Gregos definiram o vocábulo Pneumos (alento vital), para referir-se a respiração.
Respirar, é uma arte integrada ao movimento do corpo e à intenção dos gestos. Corpo harmonioso, gestos suaves, respiração LIBERADA, resulta em prazer, conforto e bem estar. Respirar livremente, sem entraves, (ex. narinas desobstruídas) proporciona o bom funcionamento dos órgãos e dos músculos, principalmente os do tórax. Respirar pela boca, traz conseqüências desastrosas para a arcada dentária, e toda a linha espondiléia (coluna vertebral). Atrofia nos músculos da face,  dor no pescoço, nas costas e tonturas. Respiração forçada no momento do sono, induz  sensação de cansaço  matinal. Provoca grande esforço no músculo cardíaco.
Se você acorda cansado, com dores no pescoço, procure seu Otorrino, para fazer uma avaliação do seu sono (polissonografia). Saiba mais no próximo capítulo.

Alice Correa Santana


VAMOS FALAR SOBRE MUSCULOS

Olá queridos leitores !!!

Dando continuidade ao assunto RESPIRAÇÃO: O Diafragma, é descrito como um músculo delgado e achatado, situado entre as cavidades superior e inferior do Tórax. Fazendo a separação entre as duas cavidades, o Diafragma é considerado o Chefe principal da respiração. Tem relação com os pulmões e pericárdio na parte superior e com as vísceras abdominais na parte inferior. Não obstante, este músculo FORTE, o Diafragma, está imbricado com outras estruturas torácicas, através de prolongamentos que também alcançam as vértebras cervicais, dorsais e lombares. Portanto, diretamente ligado aos músculos do pescoço os quais são solicitados como auxiliares do trabalho diafragmático. Muitas vezes, "dor no pescoço", pode estar relacionado com trabalho extenuante desses músculos, em conseqüência de RESPIRAÇÃO COM ENTRAVES. (narinas obstruídas, causa entrave respiratório).
               Igual a outros músculos, o Diafragma carece de preparo, para exercer sua função com plenitude e proporcionar bem estar ao indivíduo.
               Músculo vivo, é músculo irrigado, tônico e alongado. O exercício do CANTO, melhora a endurance diafragmática! Pense nisso!..

Alice Correa Santana


O QUE É ERGONOMIA?

Caro leitor:

         Vocábulo advindo do grego: ERG=trabalho; nomo=leis, regras.
         Integração entre o Homem, seu corpo e seu ambiente de trabalho, possibilita a exploração de suas capacidades criativas e de execução no decorrer das atividades da vida diária e de trabalho. O uso adequado das articulações do corpo humano, minimiza tensões sobre músculos, tendões, ligamentos e ossos, evitando o estresse negativo no final da tarefa.
         Ex: Execução de tarefa em posição sentado: a articulação do quadril, deve estar em ângulo de 100 graus (art. entre tronco e coxa); as costas, apoiadas confortavelmente no espaldar da cadeira; tronco erguido, e ombros abertos para traz; os olhos, em alinhamento horizontal; coluna cervical (pescoço) em posição neutra; (evitar projetar a cabeça para frente e para baixo, por longo tempo).
         Os cotovelos, devem permanecer em ângulo de 90 graus e antebraços apoiados sobre a mesa de trabalho, até o 1/3 médio. Joelhos, em ângulo de 100 graus, e pés totalmente apoiados no solo ou em suporte apropriado, evitando pressão sobre a região posterior das coxas e joelhos.
         Dica: Alongue levemente seus músculos durante as pequenas pausas, principalmente os dos olhos, pescoço, ombros e membros superiores.
         Músculo VIVO, é músculo alongado e tonificado.
         Beber água, é habito de vida saudável.                             

Alice Correa Santana


O HOMEM E O TRABALHO

Caro leitor,

           
       Trabalho e homem, caminham paralelamente. O homem primitivo, desenvolvia suas tarefas oferecendo ao mesmo tempo ao seu corpo, amplitude de movimento ósteo-articular, aumento e conservação do tônus muscular e satisfaziam suas necessidades  em concordância com a região em que habitava. Quando citamos primitivismo, lembramos da ERGOLOGIA - campo em que podemos dividir a cultura material de uma sociedade ou grupo. Abrange atividades relacionadas com artefatos. Estas variam de acordo com os povos, não só na especialização como também em seu trabalho ora por homens, ora por mulheres. Observa-se, no entanto, que a divisão de tarefa por sexo varia enormemente por exemplo; trabalhos de trançado conhecido como cestaria e trabalho com pele para transformar em couro são atividades femininas em grande parte da América do Norte ao passo que são masculinas em várias partes da América do Sul. Observa-se que, habitualmente nestes continentes, os homens esculpem, trabalham os metais e fazem cerâmica no torno. O aparecimento destas atividades subordina-se à oferta dos materiais locais disponíveis que se adaptam às necessidades do homem. A título de exemplo, podemos mencionar a utilização de espinhas de peixe como utensílio de pesca pelas tribos indígenas brasileiras. Considerados em suas origens remotas, as principais atividades ergológicas são a preparação de peles, os trançados, a tecelagem a cerâmica, a escultura e a metalurgia. Estes últimos, muitas vezes elaborados por pessoas sem cultura formal com manufaturas englobando desde cestas e chapéus, até instrumentos para a captura de peixe Acompanhe este assunto. Leia o próximo texto. É interessante.

Alice Correa Santana


SAIBAMOS MAIS

Caro leitor.
 
       Os povos mais adiantados do oriente, já por volta de 3.000 anos a.C, idealizaram o torno. O uso deste equipamento, possibilitou a elaboração das peças de cerâmica. De igual maneira, outro instrumento idealizado para facilitar o trabalho do homem foi a alavanca, introduzida na civilização helênica pelo matemático grego Arquimedes, que estudou seus princípios e aplicações. Outro invento da antiguidade foi a roda, empregada inicialmente na confecção de brinquedos, para só depois assumir função utilitária. Sobretudo na rolagem e transporte de corpos sólidos. Muitos séculos depois, surgia na Inglaterra a máquina a vapor criada por Watt. Empregada de início para recalcar a água que se acumulava  nas minas de carvão britânicas, marcou o início da Revolução Industrial, ao ser empregada para  acionar mecanicamente os teares de confecção de tecidos de algodão.
     Nascia a mecanização das atividades produtivas, num processo dinâmico e que foi grandemente catalisado mediante o surgimento da eletricidade. As linhas de produção seriada ganharam corpo, como bem demonstra a produção dos veículos Ford "T", no início do último século nos EUA. Estava em marcha, portanto, a crescente automação produtiva, que desembocou nos anos após a II Grande Guerra, na utilização intensiva dos computadores.
      Diante desse panorama, ocorre mudança no paradigma produtivo que passa a não basear-se nos dogmas defendidos por Taylor. Evolui para o chamado sistema produtivo flexível, no qual as atividades laborais dinâmicas cedem gradualmente lugar às atividades de caráter estático. Como por exemplo, a supervisão de atividades produtivas realizadas por salas de controle de fluxos e processos, dotadas de painéis operados e gerenciados por sistemas de computadores. A conseqüência imediata disso, foi a intensificação de atividades profissionais sedentárias, ocasionando danos generalizados à saúde do trabalhador.

Alice Correa Santana


TENDINITE E TENOSSINOVITE

Todos nós já ouvimos falar sobre tendinite, tenossinovite, síndrome de impacto do ombro, epicondilite, etc. "Dores nos braços, nos punhos, nas mãos, no pescoço, intermináveis." Queixas diárias dos trabalhadores, principalmente àqueles que desenvolvem atividades em linha de produção de fábricas, escritórios, bancos.   
           Inicialmente, é só uma  DOR passageira. Com o tempo, vem o desconforto diuturnamente. Limitação dos movimentos das mãos, punhos, cotovelos, ombros, pescoço, associado a diminuição da força muscular e muitas vezes o inchaço. Estamos falando do adoecimento.
           O adoecimento relacionado ao trabalho,ou Doença ortopédica relacionada ao trabalho (DORT). É invisível, mas pode levar uma pessoa saudável à invalidez  permanente, pois acomete o sistema osteoarticular.
            A má condição de trabalho, postura inadequada durante o desempenho da função, movimentos repetidos sobre o mesmo grupo muscular, sobre carga de tarefas, longa jornada de trabalho sem pequenas pausas, são alguns dos fatores de risco, que contribuem  ao aparecimento da doença profissional.     Fique atento: É necessário prepararmos o nosso corpo para desempenhar as atividades da vida diária. Acompanhe nossas sugestões no próximo capítulo, e, conheça os termos técnicos citados nesse texto. (ex: síndrome de impacto do ombro).  Obrigada pela atenção.

Alice Correa Santana


SÍNDROMES

Olá amigos leitores, Vamos tentar entender esse emaranhado de palavras comumente usadas no meio médico e, hoje pela população em geral;
          SÍNDROME DE IMPACTO DO OMBRO: caracteriza-se por DOR, à elevação súbita do braço. Na maioria dos casos, está relacionada a bursite subacromial e inflamação do tendão supra-espinhoso quando pinçado, devido a relação entre a cabeça do úmero, a porção anterior do acrômio, e o ligamento coracoacromial.
          SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO; o túnel do carpo, é um canal formado anatomicamente pelos ossos localizados na região do punho, e por um ligamento forte, chamado de (ligamento transverso do carpo). Nesta região, encontra-se o ramo distal do nervo mediano, que proporciona sensibilidade aos dedos: polegar, indicador, médio e metade do anular. Quando existe intumescimento na região carpiana por trauma, causas ocupacionais (ex: digitação), e ou causas não ocupacionais como: artritismos, tumores, hipotireoidismo, gravidez, uso de anticoncepcional etc, proporciona compressão do nervo mediano, acometendo o processo circulatório, causando DOR, "dormência, formigamento, agulhadas  nos dedos, queimação".
          TENDINITE;Inflamação aguda, ou crônica dos tendões.
          TENOSSINOVITE; Inflamação da bainha que recobre os tendões.
          EPICONDILITE; Inflamação com dor aguda ou insidiosa na região lateral e/ou medial do cotovelo. Para todo e qualquer processo inflamatório, é necessário avaliação precisa e tratamento imediato.
       Caro leitor. Preste atenção a qualquer sinal diferente no seu corpo, e  procure o profissional competente. Na maioria das vezes, é necessário a interferência de uma equipe multidisciplinar, para o total conforto do paciente.  obrigada pela atenção.

Alice Correa Santana


HÁBITOS DE VIDA

Preparo do corpo e mente, objetivando galgar o melhor desempenho nas tarefas diárias e conforto ao término destas. Povos como os Chineses, dia a dia, praticam exercícios físicos e mentais, cuidando portanto do sistema músculo esquelético, e equilibrando as funções orgânicas. Espalhados em grupos, pelos parques, aos primeiros raios de sol, os Chineses praticam artes marciais, alongamento dos músculos, exercícios respiratórios e meditação, antes de se dirigirem aos seus postos de trabalho.
    Atenção: alongamento muscular, é um exercício praticado diariamente: deve ser prioridade, antes e após a atividade física. Existem várias maneiras de nos exercitarmos. Atualmente, ouvimos falar muito  nos exercícios do método PILATES. Joseph Hubertus Pilates, alemão, 1880-1967. Durante a infância, Josefh sofreu com febre reumática e asma brônquica. Na adolescência, inquieto com seu corpo franzino, dedicou-se ao atletismo. Joe, assim denominado pelos seus amigos, praticou boxe, ginástica intensiva, e exercícios circenses. Treinou junto aos soldados das Forças Armadas da Alemanha. Durante a primeira Guerra, preso nos campos Ingleses, praticou exercícios com os prisioneiros, suportando assim as doenças que assolavam os campos de concentração, como por ex: a gripe espanhola. Para presos doentes e acamados, Pilates improvisou exercícios com as molas das próprias camas, como auxílio, e, sobre maneira, plantava as primeiras sementes dos aparelhos com molas, hoje utilizados em estúdios de exercícios em vários Paises. Ao final da década de 20, Joe Pilates imigrou para Nova York. Pilates, desenhou e numerou por volta de 500 exercícios. Seu método, tem influência da Yoga, artes marciais, balé clássico, desempenho circense. São exercícios anaeróbicos, de condicionamento físico, buscando a postura ideal. Concentração, controle do corpo e mente, respiração, alinhamento corporal, movimentos leves, harmoniosos e precisos, força e relaxamento, são pontos que permeiam seu método, objetivando a beleza e a saúde corporal. Existem contra-indicações aos exercícios baseados no método Pilates. Procure um profissional consciente para orientá-lo. Continue conosco, pois falaremos mais, sobre o tema.                       

Obrigada pela atenção.

Alice Correa Santana


FELIZ 2008 - COM MUITO SUCESSO

Estamos atravessando o VERÃO. Cabe alertar sobre a hidratação orgânica como um todo. Ingerir frutas frescas, verduras, legumes, castanhas, e água em abundância, são hábitos saudáveis para esta estação. Exercitar-se pela manhã bem cedinho. ou pela tardinha, é recomendável.
Daremos continuidade ao tema "Hábitos de vida". Falamos anteriormente, sobre exercícios baseados no método do Alemão Joe Pilates. A marca do método Pilates, é a postura ideal. Pilates, instituiu princípios básicos para organizar e executar o seu método.
Concentrar-se naquilo que o corpo está executando. Usando a mente para reeducar os músculos e está de corpo totalmente presente em todos os movimentos, garante boa coordenação, fluidez e beleza ao exercício. Para adquirir o controle, é importante centrar no "cinturão de força", termo usado por JOE, para definir os segmentos superior e inferior do abdome. Estabilizar os segmentos, exercitar a partir dos músculos mais profundos aos mais superficiais, é seguro e eficaz para o início dos movimentos durante a sessão de exercícios. O alinhamento postural é um fator importante. Saber o posicionamento do seu corpo no espaço, evita lesões do sistema músculo esquelético e articular. A precisão dos movimentos, prepara o praticante para introduzir intensidade desenvolvendo força e resistência. Durante a prática dos exercícios é importante dissociar as tensões, promovendo relaxamento, para evitar a sobrecarga corporal.

Obrigada pela atenção. Fique conosco, pois teremos outros textos sobre o tema.

Alice Correa Santana


O TRABALHADOR E O COMPUTADOR

Trabalhador que utiliza necessariamente o computado para desempenhar as tarefas no seu posto de trabalho, deve estar atento aos avisos do corpo e mente, durante, e ao final da jornada. Sugerimos responder o questionário em anexo: Qual é o seu tempo de utilização do computador? Qual o seu tempo de utilização do papel? Qual é o seu tempo de utilização do telefone? Responda em percentual de 20% a 100%. Você utiliza o computador com freqüência fora do seu trabalho? (em casa, na escola), (sim, não). Você sente cansaço durante o trabalho? (não, pouco, moderado, bastante). O seu cansaço é: físico? mental? Você faz força com as mãos para exercer suas atividades? (sim, não). Se você responder sim, em qual tarefa? (digitação, escrita, telefone, outro). Você sente dores no corpo durante ou após o trabalho? se sua resposta é sim, em qual parte do corpo? ex: cabeça, costas, braços, pernas. Você gosta de sua função? (sim,não). Você acha seu trabalho monótono ou estimulante? Existe pressão por produtividade no seu setor? (sim, não, moderado, bastante). Você faz horas extras com que freqüência? (nunca, raramente, todos os dias). Você tem pausa para descanso além do lanche e almoço? (sim, não) Você pode ausentar-se livremente para ir ao banheiro ou tomar água? (sim, não). Você acha que tem que trabalhar num ritmo muito rápido para poder cumprir suas tarefas? (sim, não). O seu relacionamento com seus colegas é (ótimo, razoável, ruim). Você considera a iluminação do seu posto de trabalho; (boa, regular, ruim). Freqüentemente, a temperatura da sua sala de trabalho está; (gelada,normal, quente). Você considera o ruído/barulho da sua sala de trabalho; (alto, normal, baixo). Sente-se bem trabalhando? Ao responder o questionário, proceda a auto-avaliação. Decerto, você entenderá o motivo pelo qual tem cansaço, estresse, desânimo, insônia etc. Será de bom alvitre, tentar harmonizar o seu ambiente de trabalho. Caso esteja tudo ótimo, deverá manter sua integridade física e mental, preparando-se diariamente para as tarefas do dia seguinte. Horas de sono, exercícios físicos relaxamento, são requisitos importantes.  Bom trabalho.

Alice Correa Santana