PARÓQUIA

O que é uma paróquia?

A paróquia é uma subdivisão territorial de uma diocese ou bispado, dentro da Igreja Católica Romana. A palavra "paróquia" é também usada para se referir de um modo mais geral ao conjunto de pessoas que frequentam uma determinada comunidade eclesial,

No magistério de João Paulo II «a comunhão eclesial, embora possua sempre uma dimensão universal, encontra a sua expressão mais imediata e visível na Paróquia: esta é a última localização da Igreja; é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas. » (Christifideles Laici, 26).

Na Igreja Católica a definição de paróquia é dada pelo Código de Direito Canônico que declara: « Paróquia é uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular, e seu cuidado pastoral é confiado ao pároco ou administrador paroquial como a seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano. » (Cân. 515 § 1º). Determina ainda o direito canônico que « toda diocese ou outra Igreja particular seja dividida em partes distintas ou paróquias. » (Cân. 374 § 1º).

Em geral as paróquias são circunscrições eclesiásticas territoriais que compreendem todos os fiéis de um determinado território.

Entretanto há também as chamadas paróquias pessoais que são constituídas em razão de rito, língua ou nacionalidade dos fiéis de um território. (cf. Cân. 518)

Com isso, a Igreja matriz existe com suas comunidades. Isto quer dizer, que uma depende da outra. Com isso, nada pode ser decidido isoladamente. O sentido de paróquia tem sua experiência de comunhão entre o pároco e os fiéis, que visualizam entre si a unidade em sua diversidade cultural, social e religiosa.

Portanto, a razão mais profunda da Assembleia paroquial está intimamente ligada a comunhão do pároco com seus fiéis, que se reunem para avaliar, estudar, programar e planejar a vida da pároquia com seus desafios, dificuldades, problemas e esperanças